segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pão ou Folar de Pequeno Almoço

Desta vez mais uma receita base da Bimby! Desta vez para substituir um Bolo de Ança, ou Folar típico dos pequenos almoços e lanches na zona de Coimbra. Assim fiz o meu primeiro "folar", segue aqui com as minhas alterações e indicações! Vale a pena, é muito fofo e muito bom!!

Em primeiro lugar, e antes dos ingredientes, acho que tenho que me habituar a ver as receitas com mais calma antes de as pôr em prática!! 700gr de farinha da muitttoooo pão! Da próxima vez, e à semelhança do Bolo Rei de Chocolate vou fazer só meia receita!

Ingredientes
250 g leite meio gordo
100 g margarina
75 g açúcar (pode pôr-se 100 ou 130 à vontade...)
1 saqueta de fermento seco (Fermipan)
2 ovos
700 g farinha tipo 55
1 c. chá de sal marinho
1 gema de ovo para pincelar

Procedimento
Coloca-se no copo o leite, a margarina, o açúcar e mistura-se 2 min/37ºC/vel 2.
Depois juntei o fermento, os ovos (10 seg/vel 6).
De seguida adicionei a farinha, o sal e amassa-se (3 min/vel.espiga).

Fiz três rolos iguais (finos e longos o mais possível) e deixei levedar durante pelo menos 2 horas, num local morno. Depois de levedar dá-se a forma que se quer, neste caso a trança.

Pincela-se com a gema de ovo e colocam-se montinhos com o açúcar humidificado. Para fazer o açúcar humidificado, deita-se numa taça 3 ou 4 colheres de sopa de açúcar com algumas gotas de água. Antes de levar ao forno, espalhei o açúcar humidificado no topo da trança. Só pode ser mesmo em cima, não dos lados, porque no forno ele derrete e cai para os lados.

Leva-se ao forno pré-aquecido a 50ºC até que dobre de volume (mais ou menos 15 minutos), de seguida aumenta-se a temperatura para 180ºC cerca de 25 minutos.



Nota importante:

  • O meu forno é a gás. Para conseguir uma temperatura baixa tem que se ter o ar de circulação sempre desligado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário