Avançar para o conteúdo principal

Bolo Brigadeiro com Framboesas


Depois de um pedido especial para um bolo de fim-de-semana, procurei inspiração num outro blogue de culinária (http://paracozinhar.blogspot.pt/ ) e saiu este bolo que estava muito bom!!

Pensando na minha perspectiva de melhoria continua, talvez procure uma receita de um bolo mais fofo na próxima vez...

E uma ótima sugestão é também desfazer umas framboesas e colocá-las juntamente no recheio.

De qualquer maneira foi uma excelente sobremesa de almoço de domingo!! Começando com as entradas de salmão da D., e o arroz de polvo da mãe :)










Ingredientes:
5 ovos
1 chávena de açúcar
1 chávena de leite meio gordo
2 chávenas de farinha tipo 55
Meia chávena de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento Royal


Recheio e cobertura:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
¼ chávena de cacau em pó
1 caixa pequena de framboesas (125 gramas)

Procedimento:
Pré-aqueci o forno a 200º e untei uma forma redonda com manteiga e farinha.
Bate-se as claras em castelo com uma pitada de sal (borboleta, 5min, vel 3). Quando terminam, inicia-se a bimby à vel. 2, sem marcar tempo, e adicionam-se lentamente pelo bucal da Bimby, as gemas, o açúcar e o leite. Deve ficar uma massa meia líquida, uniforme e esbranquiçada.

Numa taça à parte juntei a farinha, o chocolate e o fermento.
De seguida verti os conteúdos secos por três ou quatro vezes para dentro do copo da bimby, misturando bem em vel. espiga, para não ficar com grumos.

Coloquei a massa na forma e foi ao forno durante 30 minutos.
Enquanto o bolo coze, lava-se o copo da Bimby para se preparar o recheio.
Vertem-se todos os ingredientes (excepto as framboesas), para o copo da Bimby e marca-se 6min, 90º, vel. colher. Deve ficar ligeiramente espesso, não muito porque depois de frio endurece.

Depois do bolo estar cozido e arrefecido, corta-se o bolo em 2 partes iguais, recheando com uma parte do creme. Da próxima vez, irei desfazer umas 10 ou 12 framboesas com um garfo e deito por cima do recheio, cobrindo depois com o outro bolo.

Por fim, cobre-se o bolo com o restante creme e leva-se ao frigorífico por 2 ou 3 horas (no mínimo, eu deixei de um dia para o outro porque fiz de véspera). Mesmo antes de servir coloquei as framboesas em cima do bolo, e a decorar o prato.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Equivalências na cozinha

Não são poucas as vezes que estou na cozinha e tenho dúvidas sobre como substituir alguns ingredientes, ou como pesar certos alimentos de forma mais rápida, ou até de adaptar alguns alimentos.... Neste post, que espero ir editando, vou colocar algumas informações que tenho a certeza que irão ser úteis :)  Para saber quantas maçãs são meio quilo de maçãs, e outras informações de equivalências de medidas ver aqui:  http://pt.wikibooks.org/wiki/Livro_de_receitas/Equival%C3%AAncias   Se pretender  substituir a gelatina  em folha pela gelatina em pó, o termo de equivalência é uma colher de chá de gelatina em pó, por cada folha; Sobre fermentos consultem:  http://receitadigital.blogspot.pt/2009/05/tabela-de-conversao-de-fermentos.html?m=1  Para os tipos de farinha , 55 é uma farinha mais fina que a 65. Quando uma receita diz especificamente que depreende farinha 65 e só temos em casa farinha 55, devemos usar mais 10% de farinha. Ex: 400gr de farinha tipo 65 ou 440gr ti

Scones sem Ovos

E quando nos apetece fazer um lanche e não há ovos para umas panquecas ou scones?? Um drama que a vontade (vá... a fome e a gula!!) não me deixaram parar!! Li.. e li mais um bocadinho e fiz assim: Então para "Scones sem Ovos"...  Ingredientes  (rendeu 5 scones) 125 g farinha 15g manteiga sem sal 25g açúcar (mais umas 2 colheres chá para o fim) 50 g leite 20g óleo 2 c. chá de fermento em pó 1 pitada de sal Procedimento Liga-se o forno a 200º e prepara-se um tabuleiro forrado com papel vegetal. Colocam-se os ingredientes líquidos seguidos dos sólidos todos no copo e mistura-se 10seg/vel.6 . Com uma colher de gelado tiram-se pequenos pedaços de massa para o tabuleiro. Coloca-se o acúcar que sobrou numa tacinha com uma colher de chá de àgua e põe-se por cima dos scones. Vai ao forno até dourar. Não cresceram muito (talvez da próxima colocar em formas de papel) mas estavam bem saborosos e fofos :) Salvou o dia! (sem fotografia....)

Tarte de Limão Merengada

Ingredientes Massa: 1 pacote bolacha Maria 3 colheres sopa manteiga amolecida  Recheio: 1 lata de leite condensado 2 gemas Sumo e raspa de 1 limão Merengue: 2 claras  2 colheres de sopa de açúcar  Procedimento Picar a bolacha maria na vel. 9, 10seg. Deitar a bolacha sobre uma forma amovível ou pirex de tarte. Deitar sobre a bolacha a manteiga amolecida e juntar tudo, pressionando sobre a forma, de forma a forrar toda a base. Colocar a forma no congelador enquanto se prepara o recheio. Ligar o forno a 180 graus. Sem limpar o copo da bimby, deitar o sumo e a raspa do limão, e bater na vel. 9, 30 seg. Deitar em seguida o leite condensado e bater 30 seg, vel4. Acrescentar as gemas e bater novamente 30 seg na velocidade 4.  Verter a mistura sobre a forma, e levar 10 minutos ao forno. Enquanto isso, lava-se e seca-se bem o copo. Coloca-se a borboleta, e deitam-se as claras. Programa-se 2 min, vel.4. Quando faltarem 30 segundos para terminar, deitam-se