domingo, 20 de janeiro de 2013

Bolo Brigadeiro com Framboesas


Depois de um pedido especial para um bolo de fim-de-semana, procurei inspiração num outro blogue de culinária (http://paracozinhar.blogspot.pt/ ) e saiu este bolo que estava muito bom!!

Pensando na minha perspectiva de melhoria continua, talvez procure uma receita de um bolo mais fofo na próxima vez...

E uma ótima sugestão é também desfazer umas framboesas e colocá-las juntamente no recheio.

De qualquer maneira foi uma excelente sobremesa de almoço de domingo!! Começando com as entradas de salmão da D., e o arroz de polvo da mãe :)










Ingredientes:
5 ovos
1 chávena de açúcar
1 chávena de leite meio gordo
2 chávenas de farinha tipo 55
Meia chávena de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento Royal


Recheio e cobertura:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
¼ chávena de cacau em pó
1 caixa pequena de framboesas (125 gramas)

Procedimento:
Pré-aqueci o forno a 200º e untei uma forma redonda com manteiga e farinha.
Bate-se as claras em castelo com uma pitada de sal (borboleta, 5min, vel 3). Quando terminam, inicia-se a bimby à vel. 2, sem marcar tempo, e adicionam-se lentamente pelo bucal da Bimby, as gemas, o açúcar e o leite. Deve ficar uma massa meia líquida, uniforme e esbranquiçada.

Numa taça à parte juntei a farinha, o chocolate e o fermento.
De seguida verti os conteúdos secos por três ou quatro vezes para dentro do copo da bimby, misturando bem em vel. espiga, para não ficar com grumos.

Coloquei a massa na forma e foi ao forno durante 30 minutos.
Enquanto o bolo coze, lava-se o copo da Bimby para se preparar o recheio.
Vertem-se todos os ingredientes (excepto as framboesas), para o copo da Bimby e marca-se 6min, 90º, vel. colher. Deve ficar ligeiramente espesso, não muito porque depois de frio endurece.

Depois do bolo estar cozido e arrefecido, corta-se o bolo em 2 partes iguais, recheando com uma parte do creme. Da próxima vez, irei desfazer umas 10 ou 12 framboesas com um garfo e deito por cima do recheio, cobrindo depois com o outro bolo.

Por fim, cobre-se o bolo com o restante creme e leva-se ao frigorífico por 2 ou 3 horas (no mínimo, eu deixei de um dia para o outro porque fiz de véspera). Mesmo antes de servir coloquei as framboesas em cima do bolo, e a decorar o prato.

Sem comentários:

Enviar um comentário