Avançar para o conteúdo principal

Bolachas de Manteiga - tipo Walkers

Foi a pedido do marido que fui para a cozinha neste dia chuvoso...
A inspiração veio daqui: Ponto de Rebuçado :)



Ingredientes
190gr de manteiga (era o que tinha em casa...!)
180gr de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo
100gr de maizena
250gr de farinha

Procedimento
Pré-aqueça o forno a 180º.
Deite no copo a manteiga, o ovo, o açúcar e o sal e bata 2 min, vel 4. 


Junte as farinhas uma de cada vez, e misture cerca de um minuto na velocidade Espiga.

Nesta fase pode refrigerar-se a massa uns 30 minutos no frigorífico. Eu fui fazendo as bolachas, retirando a massa aos poucos da bimby, e deixando sempre o copo no frigorifico nos entretantos. (a massa é húmida e deixá-la no frigorifico torna-a mais fácil de manusear).

Retira-se a massa para uma bancada enfarinhada e estende-se a massa com um rolo, deixando a massa altinha (uns 3 ou 4mm à vontade). Corta-se com um cortador de bolachas

De seguida colocam-se as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno por cerca de 10 min, ou até começarem a querer dourar. 

Deixe arrefecer sobre uma rede até arrefecer. Depois pode guardar num frasco hermético.
São as melhores bolachas de manteiga (feitas em casa) que já comi!! A textura fica muito parecida com as bolachas Walkers que eu adoro! 

Bons cozinhados!!

Comentários

  1. Ficaram lindas!! Deu-me vontade de as repetir, são tão tentadoras estas meninas... ;) Tomei a liberdade de partilhar esta tua versão no Facebook.
    Um beijinho e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agredeço!! São mesmo boas :)
      Um beijinho :)

      Já agora, qual é a página do facebook? Obrigada

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Equivalências na cozinha

Não são poucas as vezes que estou na cozinha e tenho dúvidas sobre como substituir alguns ingredientes, ou como pesar certos alimentos de forma mais rápida, ou até de adaptar alguns alimentos.... Neste post, que espero ir editando, vou colocar algumas informações que tenho a certeza que irão ser úteis :)  Para saber quantas maçãs são meio quilo de maçãs, e outras informações de equivalências de medidas ver aqui:  http://pt.wikibooks.org/wiki/Livro_de_receitas/Equival%C3%AAncias   Se pretender  substituir a gelatina  em folha pela gelatina em pó, o termo de equivalência é uma colher de chá de gelatina em pó, por cada folha; Sobre fermentos consultem:  http://receitadigital.blogspot.pt/2009/05/tabela-de-conversao-de-fermentos.html?m=1  Para os tipos de farinha , 55 é uma farinha mais fina que a 65. Quando uma receita diz especificamente que depreende farinha 65 e só temos em casa farinha 55, devemos usar mais 10% de farinha. Ex: 400gr de farinha tipo 65 ou 440gr ti

Scones sem Ovos

E quando nos apetece fazer um lanche e não há ovos para umas panquecas ou scones?? Um drama que a vontade (vá... a fome e a gula!!) não me deixaram parar!! Li.. e li mais um bocadinho e fiz assim: Então para "Scones sem Ovos"...  Ingredientes  (rendeu 5 scones) 125 g farinha 15g manteiga sem sal 25g açúcar (mais umas 2 colheres chá para o fim) 50 g leite 20g óleo 2 c. chá de fermento em pó 1 pitada de sal Procedimento Liga-se o forno a 200º e prepara-se um tabuleiro forrado com papel vegetal. Colocam-se os ingredientes líquidos seguidos dos sólidos todos no copo e mistura-se 10seg/vel.6 . Com uma colher de gelado tiram-se pequenos pedaços de massa para o tabuleiro. Coloca-se o acúcar que sobrou numa tacinha com uma colher de chá de àgua e põe-se por cima dos scones. Vai ao forno até dourar. Não cresceram muito (talvez da próxima colocar em formas de papel) mas estavam bem saborosos e fofos :) Salvou o dia! (sem fotografia....)

Tarte de Limão Merengada

Ingredientes Massa: 1 pacote bolacha Maria 3 colheres sopa manteiga amolecida  Recheio: 1 lata de leite condensado 2 gemas Sumo e raspa de 1 limão Merengue: 2 claras  2 colheres de sopa de açúcar  Procedimento Picar a bolacha maria na vel. 9, 10seg. Deitar a bolacha sobre uma forma amovível ou pirex de tarte. Deitar sobre a bolacha a manteiga amolecida e juntar tudo, pressionando sobre a forma, de forma a forrar toda a base. Colocar a forma no congelador enquanto se prepara o recheio. Ligar o forno a 180 graus. Sem limpar o copo da bimby, deitar o sumo e a raspa do limão, e bater na vel. 9, 30 seg. Deitar em seguida o leite condensado e bater 30 seg, vel4. Acrescentar as gemas e bater novamente 30 seg na velocidade 4.  Verter a mistura sobre a forma, e levar 10 minutos ao forno. Enquanto isso, lava-se e seca-se bem o copo. Coloca-se a borboleta, e deitam-se as claras. Programa-se 2 min, vel.4. Quando faltarem 30 segundos para terminar, deitam-se