Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Maçã

Desta feita procurei inspiração noutro lado... mais concretamente na Casa do Tio Goucha :) http://www.cabaredogoucha.pt/

Daí saiu este bolo de maçã que chegou para todos num final de tarde em família! Gostei muito de o fazer, estava super saboroso, e desapareceu num instante.

Aqui segue o Bolo de Maçã adaptado à Bimby.

Ingredientes
6 ovos
5 maçãs
250 gr. de açúcar
125 gr. de manteiga sem sal
2,5 dl. de leite meio gordo
250 gr. de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó 
Para a calda: 2,5 dl de infusão de maçã e canela + 125 gr de açúcar (podia ter levado mais)

Procedimentos
Primeiro descasquei as maçãs, guardando as cascas para a infusão, colocando-as diretamente num pequeno tacho.
Untei uma forma de buraco no meio com manteiga e peneirei com farinha. Liguei o forno a 180 graus.

Depois separei as claras das gemas, colocando as claras no copo da Bimby e montando-as em castelo com ajuda da borboleta (v3 1/2; 6 min)

Reservei as claras em castelo, e deitei as gemas e o açúcar no copo. Misturei (vel. 3;2min).

Depois deitei a manteiga e deixei que se fundisse com o preparado anterior (vel. 3; 1 min). Em seguida alternei a mistura de farinha e fermento, com o leite, enquanto o copo batia sempre na Velocidade 4.
Por fim deitei aos poucos a massa do copo da bimby para a taça onde estavam as claras já batidas em castelo e envolvi devagar.

Em seguida iniciei a montagem do bolo na forma com uma camada da massa seguida de bocados de maçã. Deu mais ou menos 3 camadas, acabando com uma camada de maçã (não se preocupem que não queima, a massa ao crescer vai cobrir a maçã que fica por cima). Vai ao forno mais ou menos 30 minutos, até o palito sair seco! Atenção... não deixar ficar mais do que o necessário, e respeitar o arrefecimento TOTAL do bolo antes de desenformar.


Enquanto o bolo coze no forno, pode tratar-se da calda, deitando água no tacho apenas o suficiente para cobrir as cascas e adicionando um pau de canela. Fica durante 10 minutos a ferver, e depois deve coar-se. Atenção ao líquido bem quente!!



Por fim deve juntar-se açúcar à infusão para que se torne uma calda! Deixar ferver até notar que ganha uma certa consistência.


Depois de retirar o bolo do forno regue-o com esta calda ANTES de desenformar.

Acreditam que depois desta trabalheira toda, não tenho nenhuma fotografia final?!

Aproveitem o bolo, nestes dias mais frios, vem mesmo a calhar! Bom trabalho :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Equivalências na cozinha

Não são poucas as vezes que estou na cozinha e tenho dúvidas sobre como substituir alguns ingredientes, ou como pesar certos alimentos de forma mais rápida, ou até de adaptar alguns alimentos.... Neste post, que espero ir editando, vou colocar algumas informações que tenho a certeza que irão ser úteis :)  Para saber quantas maçãs são meio quilo de maçãs, e outras informações de equivalências de medidas ver aqui:  http://pt.wikibooks.org/wiki/Livro_de_receitas/Equival%C3%AAncias   Se pretender  substituir a gelatina  em folha pela gelatina em pó, o termo de equivalência é uma colher de chá de gelatina em pó, por cada folha; Sobre fermentos consultem:  http://receitadigital.blogspot.pt/2009/05/tabela-de-conversao-de-fermentos.html?m=1  Para os tipos de farinha , 55 é uma farinha mais fina que a 65. Quando uma receita diz especificamente que depreende farinha 65 e só temos em casa farinha 55, devemos usar mais 10% de farinha. Ex: 400gr de farinha tipo 65 ou 440gr ti

Scones sem Ovos

E quando nos apetece fazer um lanche e não há ovos para umas panquecas ou scones?? Um drama que a vontade (vá... a fome e a gula!!) não me deixaram parar!! Li.. e li mais um bocadinho e fiz assim: Então para "Scones sem Ovos"...  Ingredientes  (rendeu 5 scones) 125 g farinha 15g manteiga sem sal 25g açúcar (mais umas 2 colheres chá para o fim) 50 g leite 20g óleo 2 c. chá de fermento em pó 1 pitada de sal Procedimento Liga-se o forno a 200º e prepara-se um tabuleiro forrado com papel vegetal. Colocam-se os ingredientes líquidos seguidos dos sólidos todos no copo e mistura-se 10seg/vel.6 . Com uma colher de gelado tiram-se pequenos pedaços de massa para o tabuleiro. Coloca-se o acúcar que sobrou numa tacinha com uma colher de chá de àgua e põe-se por cima dos scones. Vai ao forno até dourar. Não cresceram muito (talvez da próxima colocar em formas de papel) mas estavam bem saborosos e fofos :) Salvou o dia! (sem fotografia....)

Tarte de Limão Merengada

Ingredientes Massa: 1 pacote bolacha Maria 3 colheres sopa manteiga amolecida  Recheio: 1 lata de leite condensado 2 gemas Sumo e raspa de 1 limão Merengue: 2 claras  2 colheres de sopa de açúcar  Procedimento Picar a bolacha maria na vel. 9, 10seg. Deitar a bolacha sobre uma forma amovível ou pirex de tarte. Deitar sobre a bolacha a manteiga amolecida e juntar tudo, pressionando sobre a forma, de forma a forrar toda a base. Colocar a forma no congelador enquanto se prepara o recheio. Ligar o forno a 180 graus. Sem limpar o copo da bimby, deitar o sumo e a raspa do limão, e bater na vel. 9, 30 seg. Deitar em seguida o leite condensado e bater 30 seg, vel4. Acrescentar as gemas e bater novamente 30 seg na velocidade 4.  Verter a mistura sobre a forma, e levar 10 minutos ao forno. Enquanto isso, lava-se e seca-se bem o copo. Coloca-se a borboleta, e deitam-se as claras. Programa-se 2 min, vel.4. Quando faltarem 30 segundos para terminar, deitam-se