Avançar para o conteúdo principal

Biscoitos de Limão



Ingredientes:
500 g de farinha Tipo 55 sem fermento
1 colher de sobremesa de fermento
150 g de manteiga sem sal
250 g de açúcar
2 ovos
1 limão (raspa e sumo)

Procedimento:

No copo da Bimby pulverizei a casca do limão  (sem a parte branca) 5 segundos na velocidade 9. Depois juntei os ovos inteiros e o açúcar e marca-se 1 minuto, velocidade 3.

Adiciona-se a manteiga e marca-se 2 minutos, velocidade 3, adicionando o sumo do limão (sem caroços) quando faltarem 30 segundos para acabar o tempo.

Por fim juntei a farinha e o fermento e marquei 10 segundos na velocidade 4 seguidos de 30 segundos na velocidade espiga.


Depois pode fazer-se de duas formas... 


1º Moldar a massa à mão



Se quiserem moldar os biscoitos à mão (como pequenas bolinhas), podem ligar o forno a 180º, colocando-os num tabuleiro forrado com papel vegetal, e cozem mais ou menos 15 minutos. 


Vão ficar assim:




2º Moldar a massa com Rolo da Massa


Se quiserem fazer desta receita umas bolachinhas mais uniformes e bonitinhas aconselho a tirar a massa do copo e colocar pelo menos meia hora no frigorífico numa taça coberta com película aderente (a massa fica mais fácil de moldar com o rolo se tiver mais firme). Depois de meia hora com a massa no frigorífico, acendem o forno a 180º põem farinha numa superfície lisa e vão moldando bocados de massa esticando com o rolo até ficar mais ou menos com 0,5 centímetros de espessura. Cortam com o molde que tiverem (estrelas, bolas, quadrados...) e colocam num tabuleiro forrado com papel vegetal. Vão ao forno mais ou menos 15 minutos.





Para o natal depois encomendei os meus sacos de celofane aqui: http://www.miminhosritacatita.com/ 

E fiz uns embrulhinhos :)



Notas importantes:
  • A massa é bastante húmida pelo que vão precisar de ir colocando farinha nas mãos para moldar os biscoitos. 
  • Fazer biscoitos é algo trabalhoso e a receita rende muito!! (podem fazer só meia receita para começar)

Comentários

  1. Adorei os teus biscoitos e vou experimentar!!!

    Adoro biscoitos de limão, são sempre muito frescos :D

    Beijokas

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada!! Estes são de facto deliciosos :)

    Boas receitas!! *

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Equivalências na cozinha

Não são poucas as vezes que estou na cozinha e tenho dúvidas sobre como substituir alguns ingredientes, ou como pesar certos alimentos de forma mais rápida, ou até de adaptar alguns alimentos.... Neste post, que espero ir editando, vou colocar algumas informações que tenho a certeza que irão ser úteis :)  Para saber quantas maçãs são meio quilo de maçãs, e outras informações de equivalências de medidas ver aqui:  http://pt.wikibooks.org/wiki/Livro_de_receitas/Equival%C3%AAncias   Se pretender  substituir a gelatina  em folha pela gelatina em pó, o termo de equivalência é uma colher de chá de gelatina em pó, por cada folha; Sobre fermentos consultem:  http://receitadigital.blogspot.pt/2009/05/tabela-de-conversao-de-fermentos.html?m=1  Para os tipos de farinha , 55 é uma farinha mais fina que a 65. Quando uma receita diz especificamente que depreende farinha 65 e só temos em casa farinha 55, devemos usar mais 10% de farinha. Ex: 400gr de farinha tipo 65 ou 440gr ti

Scones sem Ovos

E quando nos apetece fazer um lanche e não há ovos para umas panquecas ou scones?? Um drama que a vontade (vá... a fome e a gula!!) não me deixaram parar!! Li.. e li mais um bocadinho e fiz assim: Então para "Scones sem Ovos"...  Ingredientes  (rendeu 5 scones) 125 g farinha 15g manteiga sem sal 25g açúcar (mais umas 2 colheres chá para o fim) 50 g leite 20g óleo 2 c. chá de fermento em pó 1 pitada de sal Procedimento Liga-se o forno a 200º e prepara-se um tabuleiro forrado com papel vegetal. Colocam-se os ingredientes líquidos seguidos dos sólidos todos no copo e mistura-se 10seg/vel.6 . Com uma colher de gelado tiram-se pequenos pedaços de massa para o tabuleiro. Coloca-se o acúcar que sobrou numa tacinha com uma colher de chá de àgua e põe-se por cima dos scones. Vai ao forno até dourar. Não cresceram muito (talvez da próxima colocar em formas de papel) mas estavam bem saborosos e fofos :) Salvou o dia! (sem fotografia....)

Tarte de Limão Merengada

Ingredientes Massa: 1 pacote bolacha Maria 3 colheres sopa manteiga amolecida  Recheio: 1 lata de leite condensado 2 gemas Sumo e raspa de 1 limão Merengue: 2 claras  2 colheres de sopa de açúcar  Procedimento Picar a bolacha maria na vel. 9, 10seg. Deitar a bolacha sobre uma forma amovível ou pirex de tarte. Deitar sobre a bolacha a manteiga amolecida e juntar tudo, pressionando sobre a forma, de forma a forrar toda a base. Colocar a forma no congelador enquanto se prepara o recheio. Ligar o forno a 180 graus. Sem limpar o copo da bimby, deitar o sumo e a raspa do limão, e bater na vel. 9, 30 seg. Deitar em seguida o leite condensado e bater 30 seg, vel4. Acrescentar as gemas e bater novamente 30 seg na velocidade 4.  Verter a mistura sobre a forma, e levar 10 minutos ao forno. Enquanto isso, lava-se e seca-se bem o copo. Coloca-se a borboleta, e deitam-se as claras. Programa-se 2 min, vel.4. Quando faltarem 30 segundos para terminar, deitam-se